Buscar
  • TXT BRAZIL

ENTREVISTA: Os sonhos ilimitados de TOMORROW X TOGETHER (Rolling Stone India - jun/21)

Com uma arte que serve como um bálsamo para as dores do coração da juventude, veja por que este quinteto sul-coreano em ascensão é a voz de uma nova geração.


Em 2020 vi o meu pai, um indiano atualmente no final dos seus 50 anos, encontrar o Tomorrow X Together, um grupo de garotos sul-coreanos que mal haviam saído da sua adolescência. Ele os ouviu através da minha lista de reprodução do Spotify um dia e ficou instantaneamente intrigado, me pedindo recomendações de músicas e links de videoclipes. Foi, sem dúvida, um dos anos mais difíceis de sua vida, então havia magia na maneira como ele encontrou alegria em seu som edificante e conforto em sua mensagem, mesmo que ele não entendesse muito bem todas as letras. É uma história que compartilho com os cinco membros do TXT quando nos conectamos para nossa conversa em 2021, e eles estão entusiasmados em ouvi-la.


“Os assuntos que abordamos são relevantes para muitas pessoas que vivem conosco na geração atual, independentemente da idade”, diz o líder e vocalista do quinteto, Soobin. “Especialmente muitos adolescentes e jovens nos disseram que eram capazes de ouvir nossa música e se ver em nossas canções, então, para nós, é uma declaração muito tocante de ouvir. Estamos extremamente felizes e gratos que pessoas em todo o mundo puderam se identificar com nossas músicas. Queremos continuar a fazer música que pode mover as pessoas e refletir seus pensamentos e emoções. ”


Tomorrow X Together na capa digital de junho de 2021 da Rolling Stone Índia. Fotografia de Ahn Yeonhoo.



Quando Soobin, Yeonjun, Taehyun, Beomgyu e HueningKai estrearam como TOMORROW X TOGETHER em 2019, eles foram os primeiros artistas da Big Hit Music da HYBE Corporation (então Big Hit Entertainment) a seguir as mega estrelas pop globais BTS. Após o enorme sucesso mundial de seu grupo irmão, as expectativas em torno do que um novo grupo traria para a mesa eram altas; Houve muita especulação sobre como o TXT soaria e que mensagem eles transmitiriam. Em uma entrevista no início deste ano, o CEO global da HYBE, Lenzo Yoon, disse à Rolling Stone Índia que, embora a gravadora soubesse que o BTS seria um ato difícil de seguir, a chave para o sucesso de Tomorrow X Together foi focar em quem eles eram como artistas, em vez de empurrá-los para um molde. “Ao nos prepararmos para o debut do Tomorrow X Together tentamos não ser influenciados pelo BTS, explicou Yoon. “Na verdade, deixamos claro que esses bolsistas são diferentes do grupo anterior. Nós nos concentramos nas cores musicais distintas de Tomorrow X Together, a tendência de cada indivíduo e a cultura de pares.”


Enquanto o trabalho do BTS explorava a conexão entre a juventude e a sociedade, o objetivo do Tomorrow X Together era examinar a própria jornada do amadurecimento, mergulhando em um momento de nossas vidas que é fundamental para a formação de nossas personalidades, mas também parece um tanto onírico em retrospecto. Foi fresco, pessoal e poderoso, baseado em metáforas e imaginação para apresentar uma nova visão da vida de um jovem. “Nossa intenção sempre foi contar histórias que apenas nós podemos contar por meio de nossa música”, diz o vocalista Taehyun sobre a mensagem. “Então, acho que foi natural que contássemos narrativas de crescimento a partir da perspectiva da adolescência.” O vocalista Beomgyu explica ainda: “Nossa música sempre foi sobre os jovens que estão vivendo nesta geração, incluindo nós mesmos. Éramos adolescentes quando começamos, então, naturalmente, nossos primeiros lançamentos tratavam de adolescentes vivendo uma época complicada e confusa de suas vidas.” A mensagem do TXT é atemporal, mas totalmente própria.


Dividido em vários capítulos, cada um dos álbuns de Tomorow X Together mapeia um aspecto diferente do crescimento e mergulha em mundos de sonho visuais fantásticos enquanto faz isso. Eles começaram com temas mais inocentes e infantis que pairavam sobre a imaginação e as dores do crescimento - seu primeiro EP 'The Dream Chapter: STAR' e seu single principal “Crown” eram novos, jovens e brilhantes, explorando histórias sobre amizade, autodescoberta e compreensão do mundo através das lentes da juventude. Seu segundo álbum 'The Dream Chapter: MAGIC' e seu primeiro single, "9 and Three Quarters (Run Away)" avançou para a próxima fase: o ensino médio, as complexidades de amizades/relacionamentos e a necessidade de escapar da realidade como o processo de entender o mundo fica mais difícil. O álbum também se baseou fortemente na cultura pop global para construir seu núcleo - como a maioria de nós costuma fazer na adolescência. O terceiro capítulo da série 'The Dream Chapter: ETERNITY', abordou o aspecto mais sombrio da vida: quebrar a bolha da juventude para confrontar realidades como amizades rompidas, conflito, busca de sua própria identidade e até medos como incerteza, perda e morte. O angustiante videoclipe em formato de curta-metragem para "Eternally" do álbum descreve essa jornada de forma espetacular, borrando as linhas entre os sonhos e a realidade para mostrar o crescimento da mente e das emoções de um jovem em 19 minutos.



“Eles estão mudando tanto física quanto mentalmente, mas, no entanto, têm outros adolescentes que estão experimentando as mesmas emoções que eles”, diz Beomgyu sobre os personagens dos membros no enredo de seus MVs. “Esses adolescentes desenvolvem um relacionamento e amizade, e eles sonham juntos ... daí o 'Capítulo dos Sonhos'.” À medida que eles avançam para o "Capítulo dos Sonhos" de sua era artística, o trabalho do Tomorrow X Together dá outra mudança com seu último EP. “Agora, temos The Chaos Chapter: FREEZE", que apresenta esses mesmos adolescentes que cresceram um pouco e agora estão enfrentando problemas relevantes para o nosso tempo atual”, continua Beomgyu. “É uma história universal de crescimento e acredito que este álbum é uma narrativa que atinge a casa de muitos jovens em todo o mundo.”


'The Chaos Chapter: Freeze' detalha a vida de jovens que estão à beira da idade adulta e experimentando emoções do mundo real. Eles estão despreparados, com medo e não há como voltar atrás, mas talvez o refúgio possa ser encontrado na forma dos relacionamentos que constroem ao longo do caminho. “A série The Dream Chapter é uma história de crescimento. Segue um menino que encontra sua identidade entre um grupo de amigos”, explica Soobin sobre a conexão entre esta época e a última. “The Chaos Chapter: Freeze é sobre um menino que sente medo e vazio enquanto sua vida perde todo o sentido de normalidade devido ao ataque do mundo. Nessa história, o menino encontra alguém especial para ele e descobre a emoção do 'amor'.” Um dos temas-chave que o álbum aborda é, é claro, a pandemia do Covid-19 e a perturbação que ela trouxe para todos os nossos vidas, fazendo-nos questionar tudo sobre a nossa existência coletiva e individual como seres humanos. O rapper e vocalista Yeonjun expandiu ainda mais esse significado durante uma coletiva de imprensa para o álbum, afirmando: "Então, temos nossos dias normais, mas nossa experiência do comum está sendo abalada e esses são meninos que não têm poder para fazer nada." Certas faixas trazem referências e continuam a história de lançamentos anteriores, construindo sobre o enredo fictício do grupo e delineando sua trajetória de crescimento: “What if I had been that PUMA” lembra “PUMA” de The Dream Chapter: Eternity, enquanto “No Rules" referencia “New Rules” de The Dream Chapter: Magic.


Além do crescimento de seu enredo fictício e personagens na tela, Freeze também é um testemunho da evolução dos membros como artistas; todos os cinco participaram do processo de composição e concepção, enquanto o mais novo do grupo, HueningKai, de 18 anos, também aplicou suas habilidades de produção na faixa “Dear Sputnik”. Soobin co-escreveu “Ice Cream”, enquanto “What if I have been that Puma” apresenta créditos de composição do Yeonjun, Taehyun e Beomgyu. “No Rules” teve o maior número de membros participando da composição, com créditos para Yeonjun, Beomgyu, Hueningkai e Taehyun, e “Frost” teve contribuições líricas de Yeonjun. “Estávamos todos muito ansiosos e queríamos fazer parte do processo desde o início de nossas carreiras”, diz HueningKai. “À medida que aprimoramos nossas habilidades, gradualmente ganhamos mais oportunidades de expandir e apresentar nossas ideias.” Com o incentivo da Big Hit Music para orientar mais de seus artistas na composição e produção, todos os membros apresentam regularmente suas letras, produção e conceitos para a gravadora incorporar em seus álbuns. HueningKai compartilha que o hino, sintetizado e influenciado pelo rock “Dear Sputnik” levou anos para ser feito, nascido de um sample que ele criou antes de se juntar ao grupo. “Enviei para nossa gravadora com o nome de arquivo‘ é apenas uma amostra ’e tive uma boa reação, então desenvolvi a partir daí e obtive o resultado final.”



O single principal “0X1=LOVESONG (I Know I Love You)” é sobre acreditar no amor, mesmo que o mundo esteja se dissolvendo no caos e haja milhares de dúvidas e tristezas em sua mente. Co-escrita pelo fundador da HYBE, Bang Si-Hyuk, o líder do BTS, RM, e o artista americano Mod Sun e produzida por Slow Rabbit da Big Hit Music, a faixa é um dos lançamentos mais poderosos e emocionantes de Tomorrow X Together e também marca sua primeira colaboração oficial com outro artista - o cantora e compositora sul-coreano Seori. Apresenta um rock grunge e vocais corajosos para transmitir maturidade e desespero que não vimos do quinteto anteriormente e contrasta esse peso espetacularmente com a voz suave e sussurrante de Seori. Uma versão acústica da faixa lançada em 25 de junho mostra o TXT adicionando os rappers pH-1 e Woodie Gochild à formação colaborativa, aumentando a crueza do original com novos versos de cada artista. “Foi uma grande honra trabalhar com artistas tão incríveis”, diz Yeonjun sobre toda a programação de colaboradores, produtores e compositores que trabalharam no Freeze. “Gostaria de agradecê-los por suas contribuições.”


The Chaos Chapter: Freeze rendeu ao TXT sua posição mais alta na Billboard 200 até então, atingindo um impressionante número cinco e tornando-os o único grupo de K-pop de quarta geração a fazê-lo (eles já haviam alcançado o pico de número 25 na parada com seu EP de 2020 Minisode1: Blue Hour.) Alguns de seus elogios em seus primeiros dias como um grupo incluem The Dream Chapter: Star tornando-se o lançamento de estréia de maior sucesso de qualquer grupo de K-pop masculino da história, e esgotando seis cidades dos Estados Unidos em uma turnê - ambas conquistas quase inéditas para um novato ato de K-pop. Quando pergunto sobre seus objetivos para o futuro do Tomorrow X Together, a resposta é simples e unânime: “Nosso objetivo é sempre entregar a melhor música e performances que pudermos. Mal podemos esperar para subir no palco e se apresentar para o nosso MOA [fandom do grupo] em todo o mundo. ”


Nos últimos dois anos, o quinteto se tornou uma luz guia para muitos jovens ao redor do mundo que estão lidando com o crescimento, ao mesmo tempo em que lembra milhões de adultos sobre sua adolescência. Há um sentimento de que você não está sozinho enquanto segura o peso das provações da vida, e é esse sentimento que conquistou ao grupo sua enorme base de fãs, bem como seu notável sucesso nas paradas. É muito para colocar sobre seus ombros jovens - os membros têm entre 18 e 21 anos - mas é uma tarefa que Tomorrow X Together estão preparados para assumir. “Não estamos totalmente isentos de pressão, mas gostaríamos de dizer que isso se torna nossa motivação para apresentar mais boa música”, diz Yeonjun. Eles vêem o processo de inspiração como uma via de mão dupla; enquanto os fãs crescem com eles, é importante lembrar que eles estão crescendo com seus fãs também. “Nosso relacionamento com o MOA definitivamente vai nos dois sentidos”, garante HueningKai. “Nós compartilhamos nossas próprias histórias que muitas pessoas, incluindo MOA é claro, podem se identificar através de nossa música, e felizmente nossos fãs sentem empatia com a música e nos dão amor e apoio. É assim e por isso que nossos fãs e TXT conseguem ver 'a si mesmos' uns nos outros.”



No que diz respeito à inspiração, passamos a discutir como cada um deles foi motivado a seguir a carreira musical. “Sempre achei que havia um poder especial nas apresentações, mesmo quando fazia parte do público”, conta Soobin. “Cantores e intérpretes podem realmente dar grande alegria às pessoas. Eu também gostava de me apresentar nos festivais da minha escola quando era estudante. Gostei de ouvir os aplausos da multidão.” Para Yeonjun, a jornada para se tornar um artista começou com uma paixão pela dança. “Eu fazia parte de uma equipe de dança quando estudante e, naturalmente, tive muitas oportunidades de me apresentar no palco”, diz ele. “Estar no palco me emocionou como nada mais. Eu me apaixonei pela dança. Eu continuava a ensaiar sem parar, e percebi a quantidade de paixão que tinha por me apresentar.” Beomgyu tem memórias muito antigas da música. “Meu pai sempre tocava música enquanto dirigia. Eu também estava em uma banda no ensino médio, e tocar na frente de uma multidão realmente me deu um vislumbre do futuro que poderia ter na música”, explica ele. “Eu queria perseguir esse sonho e estou feliz em dizer que estou vivendo isso agora.” Taehyun também encontrou um amor pela música através de sua família. “Minha irmã gostava muito de K-pop”, lembra ele. “Naturalmente, eu me peguei [gostando] também. Lembro-me de assistir a um MV do SHINee e pensar que eles eram muito legais. Então, eu tive a oportunidade de ingressar na HYBE no ensino médio e fui capaz de ampliar meu horizonte para música mais diversificada em todo o mundo." HueningKai não consegue se lembrar de uma época em que não estava pensando em uma carreira na música. “Acho que sempre estive rodeado de música. Muitas pessoas dentro do meu círculo imediato tocam instrumentos. Acho que a busca pela música veio naturalmente para mim. Eu realmente gostei de cantar e tocar violão.”


O que eles descobriram ser a chave para desenvolver sua química poderosa depois de se reunirem como um grupo? Taehyun não hesitou em responder. “É muito importante saber com certeza que você tem quatro pessoas que estarão lá para pegá-lo quando você cair. Tenho toda a confiança na nossa equipe”, afirma com firmeza. “Estamos de acordo no que diz respeito ao caminho e aos objetivos que idealizamos para nosso grupo, e acho que nossa forte relação mútua é o que nos permitiu chegar até aqui. Nós definitivamente fomos capazes de aprimorar nosso trabalho em equipe no tempo que passamos juntos. Somos uma equipe e uma família trabalhando juntos para fazer músicas e apresentações melhores.”


Começamos a quebrar o que torna o TXT tão único no cenário pop de hoje, e os membros reservam um momento para reunir seus pensamentos antes de mergulhar nele. “Eu acho que nossa música conta a experiência universal da juventude em todos os lugares,” começa Taehyun. “É por isso que tantas pessoas conseguem se identificar com nossa música, não importa de onde sejam ou que idioma falem.” Yeonjun acredita que é a estética geral e a arte expansiva do TXT que atrai tantos fãs de diferentes estilos de vida. “Eu diria que temos música, coreografia e estilo modernos”, diz ele. “Tivemos a sorte de poder trabalhar com uma ampla variedade de gêneros em nossos álbuns até agora. No futuro, esperamos que Tomorrow X Together possa se tornar um gênero em si.”


Embora a premissa de "tomorrow/amanhã" se inscreva no conceito de TXT, eles estão mais determinados a se concentrar na parte "together/juntos" da mensagem. Para eles, tudo gira em torno de fazer o seu melhor para estar ao lado de quem mais precisa deles hoje - seja meu pai aqui na Índia ou um adolescente em algum lugar do mundo. “Nós definimos ‘artistas’ como pessoas que podem entregar empatia, conforto e boa energia para o mundo”, diz Beomgyu. “Também queremos nos tornar artistas que podem dar força às pessoas em todos os lugares.” Yeonjun concorda com o sentimento, expressando sua esperança pelo legado que eles querem deixar para trás. “A maior coisa que queremos que as pessoas tirem de nossa música e apresentações é energia, conforto e empatia”, diz ele. “Recebemos muita força de você, MOA, então espero que possamos ser uma fonte de força para você também.”


Veja o por trás das cenas da gravação das fotos do TOMORROW X TOGETHER para a edição de junho de 2021 da Rolling Stone Índia:








Entrevista original: Riddhi Chakraborty (Rolling Stone Índia)

TRAD ENG-PT/BR: Bruninha (TXT Brazil)

24 visualizações0 comentário