Buscar
  • TXT BRAZIL

The Chaos Chapter: Freeze: líderes da 4ª geração do K-pop encontram o amor em um lugar sem esperança

Com envolvimento mais criativo e um contínuo compromisso com uma narrativa autêntica e com a qual o ouvinte pode se identificar, TXT oferece uma luz na escuridão no seu melhor lançamento até agora.


"Você se esconderá comigo neste jogo?" perguntou Hueningkai do Tomorrow X Together em 'Can't We Just Leave The Monster Alive?' do 'The Dream Chapter: Magic'. Uma alusão feita à fuga fantástica que formou o coração da série 'The Dream Chapter', a qual acompanhava um jovem rapaz através de seus altos e baixos da vida de adolescente - amigos, escola, romance - mas sempre ofereceu um escape mágico para o qual fugir.


Agora, como o TXT segue para o 'The Chaos Chapter' com o segundo álbum de estúdio deles 'Freeze', o protagonista na história deles tem que encarar a realidade. O grupo - completo por Yeonjun, Soobin, Beomgyu e Taehyun - sempre pretenderam compartilhar história autênticas com a qual adolescentes e jovens adultos possam se identificar nos dias de hoje, e o disco examina a interrupção e desordem que vem ao ser empurrado ao mundo real em qualquer ponto da vida, mas especialmente numa pandemia global.


Em lugar nenhum esse transtorno é sentido mais intensamente do que na faixa que encerra o álbum 'Frost'. Seu som hiperpop, todas as repentinas batidas de trap, o alarmante sintetizador e percussão eletrônica providenciam o fundo desorientado e atordoado perfeito. "Vozes chamam por mim, eu estou em caos agora" o líder Soobin e o maknae (termo coreano para a "pessoa mais nova [em um grupo]") Hueningkai compartilham. "Realmente perdi minha mente / Realmente, realmente, realmente a perdi."



Enquanto a vida de todos tem sido restrita pelo corona vírus, você tem que sentir por aqueles cuja juventude tem sido efetivamente pausada e deixada com apenas pedaços monótonos da vida para existir. O pop retrô de 'No Rules' pode pintar um quadro alegre através do som, mas sua letra captura a frustração de ser roubado de sua liberdade e diversão. "Este lugar tem sido limitado," Soobin suspira. "Podemos por favor voltar para o lugar que eu estava antes? / Onde não há regras / Eu quero voltar."


Em 'What If I Had Been That PUMA' - um aceno para 'PUMA' do 'The Dream Chapter: Eternity' e o seu conto de um grande puma escapando do zoológico - a banda volta ao sonho de viver em um vídeo game. Ao invés de um doce retiro, agora a diversão foi sugada, e os membros estão todos conscientes demais de que suas ações - ficarem seguros em um cercado ou vagarem livremente - terá consequências. "Entediado neste jogo sem fim / Eu posso sentir a dor de cabeça agora," Taehyun canta, soando como se ele estivesse pronto para largar o controle e encontrar uma nova forma de escapismo, em vez disso.


Não é de admirar que cinismo pinga de pedaços de 'Freeze'. A balada suave 'Anti-Romantic' que inicia o álbum está desanimada com o amor, visualizando um definitivo fim esmagador como inevitável. É um lembrete do quão intenso se apaixonar e deixar de estar apaixonado pode ser na sua juventude, dos picos deslumbrantes aos términos que parece que seu mundo está desabando. Expressar essa emoção extrema necessita de uma letra dramática e que angustia o coração, a qual Beomgyu, Taehyun e Soobin traduzem visceralmente no verso: "Como todo o meu coração queima / Estou com medo de que apenas cinzas pretas restarão."


No lado revigorante, 'Ice Cream' com cara de verão, eles se aprofundam na miséria e busca de colocar os outros para baixo com eles. A miséria ama companhia, afinal de contas. Na maioria das canções pop, nosso deleite gelado favorito é retratado como algo doce e ensolarado, mas o TXT usa a invenção que eles cultivaram ao longo da sua carreira até então para virar essa ideia de cabeça para baixo. "Derrete como se tivesse sido um sonho / Infeliz como um sorvete," Hueningkai e Yeonjun cantam.


Nestes tempos difíceis, a salvação aparece entretanto. O tema principal de 'Freeze' é de o amor nos dar uma razão para ir e fazer todo o caos do mundo digno da nossa perseverança. É uma ideia para a qual o grupo retorna várias vezes ao longo do disco. Aparece primeiro na faixa título emo-rock '0X1=LOVESONG (I Know I Love You)' - co-escrito por Mod Sun e RM do BTS, e com participação de Seori - no qual Soobin declara: "Neste mundo de zero / Eu encontrei calor que é você."



Mais tarde, na faixa igualmente de rock 'Dear Sputnik', Beomgyu compara um amante à luz na escuridão: "Num mundo em migalhas / Eu encontro uma estrela que se chama 'você'." 'Magic', a primeira faixa da banda em inglês ('Cat & Dog' de 2019 foi originalmente em coreano antes de uma versão alternativa em Inglês ser lançada), enquanto isso oferece esperança até mesmo para aqueles que estão deixando a vida os levar. "Todo mundo, bata palmas / Se você tem o coração partido apenas dê uma chance", eles cantam, alegres pela sua própria experiência de encontrar amor em um lugar sem esperança.


Antes do lançamento de 'The Chaos Chapter: Freeze', o catálogo anterior do TXT era uma zona onde não havia músicas que podiam ser puladas. Este novo disco não apenas mantém essa taxa de acerto de 100 por cento de melodias de ouro, mas também nos dá um de seus melhores lançamentos até o momento. É um álbum que representa um enorme crescimento. Os vocais deles estão mais fortes e emotivos que nunca, seja o Taehyun emitindo um rosnado desesperado em '0X1=LOVESONG (I Know I Love You)' ou Yeonjun dizendo raps maneiros e divertidos.


Criativamente, também, eles deram uma mãozinha na criação do álbum. Cada membro contribuiu escrevendo as canções, enquanto Hueningkai faz sua estréia em produção na ritmada 'Dear Sputnik'. Como verdadeiros artistas da Geração Z, eles extraem de uma extensa paleta de gêneros, mas conseguem fazer cada um - seja um rock angustiado ou um retorno ao disco-pop - parecer que é um som que eles vêm polindo por muito tempo. Não é de se admirar que eles têm sido coroados ambos os líderes e 'it boys' da quarta geração do K-pop, dois títulos que eles mais do que ganharam com o seu comprometimento à narrativa franca e originalidade com visão de futuro. A vida pode ser desanimadora no momento, mas pelo menos temos o TXT para transformar nossos muitos limões em uma riqueza de limonada.






Artigo original: Rhian Daly (NME)

TRAD ENG-PT/BR: Quezia (TXT Brazil)

18 visualizações0 comentário