Buscar
  • TXT BRAZIL

O que esperar do novo álbum do TXT [Weverse Magazine]

Nasce o K-pop jovem adulto.


WORLD, BOY, YOU


Yejin Lee: The Chaos Chapter: FREEZE conta a historia que os álbuns de TOMORROW X TOGETHER vêm construindo. Os meninos anteriormente sofreram as inevitáveis dores de crescimento que vêm junto com os encontros com amigos, aventura e conflito na série The Dream Chapter, e se viram em situações desconhecidas - até mesmo uma pandemia - em minisode1: Blue Hour. Embora já tenha passado algum tempo, o mundo que eles enfrentam permanece o mesmo; o que é diferente é a forma como os meninos o abraçam. Uma vez tentado manter seus momentos mágicos juntos, apesar de sentir os ventos da mudança se aproximando ("Blue Hour"), TOMORROW X TOGETHER agora deseja um miserável "fim de tudo", acreditando que "a felicidade que eu sonhei era um clichê ingênuo" ("Ice Cream"); o tempo em que eles podiam aproveitar simplesmente seguindo em frente sem se preocupar com o mundo (“PUMA”) chegou ao fim e agora eles têm que lidar com a agonia sóbria que acompanha as escolhas que os deixam em uma encruzilhada (“What if I had been that PUMA”). O vazio dentro deles decorrente do caos indomável os leva a manter uma atitude cínica em relação ao mundo, e toda a confusão e ansiedade que se acumularam dentro deles são expressas por meio de emoção e desejo mais explícitos. Com isso como pano de fundo, o single principal, "0X1 = LOVESONG (I Know I Love You)" segue os meninos e seus corações congelados enquanto suas emoções mudam por meio de um avanço na forma de "YOU." Sob o rap pesado e cínico dos dias sombrios do passado, a melodia dramática expressa uma mente perturbada por um "anjo que apareceu para mim um dia". No momento em que a batida acelera, o som começa a ressoar alto e culmina em uma espécie de explosão conforme a coreografia capitaliza dramaticamente a confissão emocional que beira o clamor por “YOU” enquanto TOMORROW X TOGETHER se inclina para trás com seus corpos inteiros em câmera lenta. Embora os meninos pareçam não ter mais amor, as palavras “I Know I Love You” ecoam por toda a música com uma sinceridade que quebra seu pessimismo. Assim como as expressões faciais e fantasias exageradas dos membros, bem como os fundos de fantasia gelados, as concept photos da versão WORLD expôs como nada disso é real, eles reconhecem neste ponto da música que cada um dá a si mesmo a força para destruir o “BOY” que foi feito por este “WORLD” duro em seu tempo de crescimento. TOMORROW X TOGETHER certa vez expressaram seus sentimentos com analogias distintas para diferentes objetos e revelaram seus pensamentos mais íntimos por meio de metáforas únicas e linguagem vaga, mas agora eles transmitem seus sentimentos com clareza. Ao fazer isso, “YOU” se tornou com quem eles querem que passe seu tempo no futuro. Depois de passar pelo The Dream Chapter, onde o vínculo entre amigos era tudo no mundo, TOMORROW X TOGETHER iniciaram um novo tipo de amor em um lugar totalmente novo.



Correndo no vazio


Myungseok Kang: Desde os videoclipes de seu álbum de debut, The Dream Chapter: STAR, até os de seu novo álbum, The Chaos Chapter: FREEZE, TOMORROW X TOGETHER foram cervos em uma floresta em chamas. Esses adolescentes deixaram suas casas para vagar pela floresta, descobriram os chifres crescendo em suas cabeças em "Nap of a star" e tentaram fugir da escola para encontrar seu próprio mundo em "Run Away". Mas, como pode ser visto no concept trailer de The Dream Chapter: ETERNITY e seu primeiro single ("Can't You See Me?"), a ansiedade deles e solidão continuam, mesmo depois de se reunirem em seu espaço privado. E esse lugar se torna progressivamente menor - da floresta à escola, a uma casa sem adultos e, finalmente, a uma pequena sala ou espaço de armazenamento no videoclipe de “We Lost the Summer” de minisode1: Blue Hour. No concept trailer de FREEZE, os membros estão amontoados em torno de um gabinete de fliperama que eles são incapazes de jogar enquanto o mundo ao seu redor congela. Além disso, no videoclipe de “0X1 = LOVESONG (I Know I Love You),” YEONJUN foge de casa, desligando seu jogo e deixando seus pais brigões para trás. Os meninos já foram capazes de se reunir em um mundo de fantasia, e não importava se o clima iria congelar ou não, mas agora esse mundo se foi. A única coisa que resta para ele é a realidade onde seus pais estão lutando bem atrás dele e tudo o que ele pode fazer é jogar. Ao contrário de seu mundo de fantasia, essa realidade é inevitável. Mesmo em um carro, não importa a distância que YEONJUN e os outros membros se afastem, não há lugar para eles irem. O que eles pensaram ser uma piscina na qual estavam permanecendo acabou sendo nada mais do que uma pequena piscina inflável temporária. Se os videoclipes de seus álbuns anteriores documentam TOMORROW X TOGETHER enquanto eles procuram refúgio em algum lugar, “LOVESONG” os mostra se libertando.


Na realidade, não há floresta para onde fugir, nenhuma escola para desenhar um círculo mágico de invocação e nenhum refúgio para esconder comida. A “Blue Hour”, quando eles podiam brincar no universo sem limites entre a realidade virtual e a própria realidade, nunca mais vai voltar. Ao contrário de The Dream Chapter, TOMORROW X TOGETHER é trazido de volta à realidade em The Chaos Chapter, onde eles lidam com todas as dificuldades que afligem a vida jovem, como angústia adolescente, questões sobre amizade e vida escolar durante a pandemia. Quando um menor que tem que roubar secretamente o carro de seus pais apenas para escapar, não pode confiar em seus pais, onde eles podem descansar? Eles dependem de quem estão com eles - aqueles que fugiram junto com eles - mas a estrada que se encontra à frente da fuga parece tão desolada quanto seu futuro volátil. Exceto por esses fugitivos, o mundo continua o mesmo; sua fuga não leva a uma aventura emocionante nem a qualquer tipo de evento dramático. Anônimo, em um mundo comum, uma rotina escolar comum e com laços familiares inevitavelmente comuns, o jovem homem só pode gritar por dentro; sua voz explode em um grito abrasivo como aqueles no rock grunge dos anos 1990. Ao mesmo tempo, a batida de hip hop e rap, que se tornaram essencialmente parte da vida dos jovens ao redor do mundo, se tornam um meio de expressar como eles percebem a realidade, que eles comparam a jogar “xadrez quando você nunca pode ganhar um único jogo." Deles é a geração que pode desfrutar, em qualquer cidade, de cada um dos muitos gêneros que nasceram antes deles, tudo em uma lista de reprodução. Paradoxalmente, no entanto, é difícil para sua geração criar algo único e, mesmo assim, esta é uma geração à qual o mundo tem dificuldade de prestar atenção. Agora, em uma época em que a combinação de gêneros vem com tanta naturalidade que a própria palavra “híbrido” parece desatualizada, o sentimento desta geração, que parece sufocar na paz, é aquele que transmite o caos, e o amor, da juventude. Com o K-pop entrando no mundo da música pop jovem adulto, a mensagem de TOMORROW X TOGETHER de "juntos, amanhã" carrega um significado completamente diferente do que tinha na época de sua estréia.



Caos resplandecente


Hyunkyung Lim: Fim de jogo. No concept trailer de The Chaos Chapter: FREEZE de TOMORROW X TOGETHER, o grupo tenta continuar jogando um jogo de videogame inserindo mais moedas, mas a fenda para moedas está bloqueada. Como sugerido na letra, “Você vai se esconder comigo neste jogo? / Eu quero ser um menino para sempre” (“ Can’t We Just Leave the Monster Alive”), o mundo dos sonhos para onde eles escaparam e que uma vez foram capazes de perpetuar alimentando-o com mais moedas chegou ao fim. O que se segue é uma espécie de queda. Os membros fogem, esquivando-se dos ataques de gelo que voam até eles de todas as direções enquanto se dirigem para o solo mais baixo. TAEHYUN desce a escada rolante, usando-a como um escorregador improvisado, enquanto YEONJUN pula de uma passarela alta. Encurralados, os membros tentam lutar, mas o gelo cai sobre eles quase como se estivessem sendo punidos e, finalmente, os congela. A narrativa é uma reminiscência de "A Rainha da Neve", de Hans Christian Andersen, que conta a história de um menino chamado Kai, que perde a inocência quando fragmentos do espelho do diabo ficam presos em seus olhos e coração e acaba preso na borda de um mundo enterrado em gelo e neve. A esse respeito, TOMORROW X TOGETHER viajou do The Dream Chapter para o minisode1: Blue Hour e agora sua fuga e queda do mundo eterno é uma metáfora para a perda da inocência infantil. O grupo que uma vez cantou como “tudo parece fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal” (“New Rules”) testemunha o mundo queimando depois de comer a fruta vermelha no videoclipe de “Can't You See Me?” e o menino que tinha sonhado em “voar para a eternidade” como “Peter Pan” (“Maze in the Mirror”) pede que o “sonho eterno” “pare por favor” (“Eternally”). No momento em que os meninos descobrem sobre a realidade fora de seu sonho, o paraíso que eles conheceram desmoronou.


“Em verdade vos digo que, a menos que vos torneis como criancinhas, de maneira nenhuma entrareis no reino dos céus”. Assim vai a passagem bíblica que Kai relembra no final de "A Rainha da Neve" depois que ele encontra a resposta para o quebra-cabeça da Rainha da Neve - "eternity" - com a ajuda de Gerda e pode finalmente aproveitar o verão. Sobre este antigo conto de fadas que encoraja os meninos a sonhar, TOMORROW X TOGETHER, petulantemente, pergunta: "Se for esse o caso, o que os meninos em crescimento, incapazes de permanecer jovens para sempre, podem fazer no mundo fora do céu?" No trailer, YEONJUN pula alto, quebrando o gelo enquanto ele voa na sua frente, então parece cair precariamente pelo ar. Mas ele vê que os estilhaços do gelo que ele quebrou em pedaços balançam o lustre no lugar mais alto e ele cai enquanto um sorriso se espalha por seu rosto. Mesmo quando todo o seu corpo congela e ele não consegue se mover um centímetro, YEONJUN se lembra de alguém banhado em uma luz brilhante, e o gelo que o prendia no inverno eterno começa a derreter rapidamente. Assim como crianças pequenas são banidas da Terra do Nunca quando se tornam adultas, essa mudança pode ser considerada um tipo de corrupção. Mas, ao passar voluntariamente pelos estágios de crescimento em uma vida fora do paraíso, TOMORROW X TOGETHER enfatiza que o menino não é uma figura sagrada que deve permanecer inocente o tempo todo, mas um indivíduo com uma personalidade em evolução e amadurecimento.


Juntamente com todos os membros do TOMORROW X TOGETHER tendo se tornado adultos legais (ou seja, 20 anos na idade coreana), o fato de que o single principal de seu novo álbum, The Chaos Chapter: FREEZE, é intitulado “0X1 = LOVESONG (I Know I Love You)” está cheio de significado. Não importa como tentemos multiplicar zero e um juntos, enquanto o zero permanecer, o resultado será sempre e irrevogavelmente zero. E enquanto os meninos permanecerem um zero, sua canção de amor não será nada mais do que um grito em um vazio infinito. Em suma, os membros já sabem que a eternidade com que sonharam não vai acabar com o vazio, embora anseiem por um amor feito para toda a eternidade - "eternity", em coreano, ser jovem, espelhando a pronúncia de jovem (“zero”) e “um”. Tudo isso porque já perceberam que “férias sem fim” é “pesadelo” (“We Lost The Summer”). Com FREEZE, o grupo escolhe viver e amar, mesmo sabendo que essas coisas não duram para sempre. É por isso que, embora o logotipo TXT mostrado após o trailer pareça um pedaço de gelo frio, ele ainda tem um coração no meio que bate com um pulso forte. O mundo dos sonhos chegou ao fim, os meninos acordaram, e agora o caos chegou para eles. Mas onde há caos, o cosmos nunca pode ficar para trás, em breve para nascer do vazio - o fim do caos, anunciando o momento em que o adolescente renascerá como um adulto.








Artigo original: Yejin Lee, Myungseok Kang, Hyunkyung Lim (Weverse Magazine)

TRAD ENG-PT/BR: Julia (TXT BR)

17 visualizações0 comentário