Buscar
  • TXT BRAZIL

ENTREVISTA: TXT para PAPER Magazine (ago/21)

"O TOMORROW X TOGETHER fala com todos."

Quando você é um adolescente, tudo pode parecer o fim do mundo. A realidade é que a busca pela vida adulta é interminável. Você nunca para de procurar respostas ou sonhar com seu futuro. Estes pensamentos incômodos de dúvida ainda estão lá, assim como os sentimentos conflitantes de alegria e angústia. Isso é o que faz a música do TOMORROW X TOGETHER tão potente.


O quinteto pop coreano pode ser a voz da inquieta Geração Z de hoje, mas sua música fala com todos. "Os sonhos das pessoas, seus planos para o futuro... São preocupações que as pessoas de todas as gerações compartilham," o vocalista Taehyun conta à PAPER.


É início da tarde de um dia de junho em Seoul, e os membros do TOMORROW X TOGETHER, também conhecidos como TXT, estão sentados em uma sala aconchegante dentro do prédio de sua empresa no distrito central de Yongsan. Em um dia típico, Soobin (20), Yeonjun (21), Beomgyu (20), Taehyun (19) e Hueningkai (19) poderiam estar em suas naturezas mais animadas — conversando e brincando — mas hoje estão ocupados.


O grupo está no meio do seu ciclo promocional para o 'The Chaos Chapter: FREEZE,' e possuem outra programação agendada logo após isso. O tempo é tão precioso que nossas entrevistas estão sendo reduzidas aos segundos. Embora levemente subjugados, o grupo está em bom humor: seu álbum estreou na 5ª posição na 'Billboard 200.' Eles fazem uma pausa rápida para celebrar a conquista, explodindo em uma salva de palmas.



"É uma honra," o líder Soobin diz, com um sorriso de covinhas. Ele está sendo tipicamente modesto; o feito fez do TXT apenas o terceiro grupo de K-pop a classificar múltiplos álbuns na 'Billboard 200' no mesmo ano, seguido de seus colegas de empresa BTS e o grupo feminino da nação TWICE.


"Nós estamos muito felizes e gratos por podermos receber esses elogios e títulos," o membro mais velho Yeonjun diz. "Isso nos impulsiona e nos dá a motivação para seguir tentando arduamente para então poderemos manter essa energia."


Isso começa, é claro, com a música. É fácil sentir empatia com os hinos angustiantes de músicas como '0X1=LOVESONG' e 'LO$ER=LO♡ER', ou se identificar com a melancólica misantropia do sleeper hit* [*sleeper hit é um termo usado para se referir a algo do entretenimento que inicialmente não fazia sucesso, mas que estourou um tempo depois de seu lançamento] do Tik Tok 'Anti-Romantic.' A alegre e viva 'No Rules' lamenta a perda de tempo e a juventude desperdiçada (quem não se identifica?), enquanto a faixa hyperpop 'Frost' irrompe em caos pesado e excessivamente emotivo — uma 'Black Parade*' [*tradução literal: parada negra] para a nova geração.


"Estamos contando nossas histórias," diz o metódico Taehyun. "Estamos participando da criação dessa música, fazendo com que nossas vozes autênticas e nossa sinceridade sejam ouvidas. É isso que ressoa nas pessoas. É o que faz as pessoas se identificarem."


Eles têm contado suas histórias de amadurecimento desde 2019. Seu energético single de estreia 'Crown' reflete as emocionais dores de crescimento; a ousada '9 and Three Quarters (Run Away)' celebra a magia da amizade que salva vidas; e a chocante 'Can't You See Me?' desvenda o ressentimento crescente entre amigos. A faixa 'We Lost the Summer' lançada no último outono (Hemisfério Norte) foi escrita para a geração de jovens que lutam para encontrar conexão em meio à pandemia global de COVID-19 que colocou nossas vidas em pausa. Através de sua música, os TXT estão resistindo à tempestade da adolescência.



"As questões que estão nas mentes das pessoas jovens do mundo todo provavelmente são similares," Taehyun argumenta. "Existem muitas limitações que nas quais estamos sendo colocados por causa da pandemia. É por isso que temos músicas como 'We Lost the Summer' e 'No Rules'."


"O que eu gostaria que as pessoas sentissem é uma sensação de alegria, de cura e consolo," o membro mais novo Hueningkai diz sobre a energia positiva de sua música. "Eu quero que as pessoas se comovam e também sintam que isso é algo novo, como se fossem novas emoções que estou sentindo. Eu espero que elas sejam inspiradas por isso."


E elas estão. Os fãs do TXT, conhecidos como MOA (abreviação para 'Moments of Alwaysness' - Momentos de Eternidade em tradução livre), vão à plataformas de mídias sociais como Twitter, Tik Tok e o aplicativo de comunidade do fã clube Weverse para dizer aos membros o quanto suas músicas os confortam em meio à momentos difíceis. (Eles também trocam memes.) Essas mensagens online do MOA significam muito para o TXT. Nos últimos 18 meses, tem sido sua única conexão com seus fãs. "Nossos fãs sempre nos dizem que nossas músicas ressoam muito com eles e eles conseguem se identificar com elas," Soobin diz. "Eles dizem que nossas letras os ajudaram muito em tempos difíceis, que elas os consolam."


Em troca, o TXT também se abre com seus fãs através de entradas regulares de diário e respostas postadas no Weverse. "É muito divertido poder escrever esses posts e ver as notificações em tempo real," Soobin diz. "Acho que é o mesmo para o MOA." É também um espaço segura para os artistas e seus fãs serem vulneráveis. "Eu ganho muita força das coisas que o MOA escreve," Hueningkai diz. Quanto ao Beomgyu, o artista introspectivo chama o MOA de seus melhores amigos, e ele os trata como tal — seja fazendo palhaçadas ou conversando com eles sobre a vida. Uma vez ele consolou um fã que lutava com a depressão e o reassegurou de sua autovalorização.



Mas Beomgyu diz que a reafirmação vem de ambos os lados, porque ele fala sobre suas esperanças e preocupações também. "Sou o tipo de pessoa que gosta de dizer aos meus amigos o que estou pensando, e as coisas que estão incomodando ou com as quais estão me preocupando," ele diz. "Eu gosto de me abrir. Eu converso bastante com o MOA. Nós podemos consolar um ao outro. Eles escutam as minhas histórias e me consolam. E ao mesmo tempo, os MOAs me contam suas histórias e eu os escuto. Me abrir [com o MOA] me permitiu receber aquela ajuda e aquele consolo de mim mesmo."


Do lado oposto da sala, Taehyun acrescenta, "Isso nos deixa próximos [do MOA]."


E isso os aproxima como um grupo. Muito dos costumes do TXT como grupo está enraizado nas complexidades das amizades. Suas músicas e visuais geralmente contam a história de um garoto solitário que encontra esperança na companhia, enquanto também explora a confusão de seus relacionamentos. Seus amigos podem te salvar, mas seus amigos também podem te machucar. Você ama seus amigos; você se ressente de seus amigos. O TXT expõe esses sentimentos em toda sua grande, bela e feia realidade.


Quando se trata de amizades, os membros do TXT estão navegando estas questões ao lados de seus eu's ficcionais no caprichoso universo +U. "O que é mais importante é a sinceridade de sua comunicação," diz Taehyun. Ele teve a experiência de ter conversas difíceis com seus membros, mas essas conversas apenas fizeram suas relações pessoais e de trabalho mais fortes. "Mais do que a quantidade de comunicação que você faz, é sobre a sinceridade que você está compartilhando com o outro. Essa é a qualidade que faz de nós [os membros] tão bons amigos e podermos nos identificar uns com os outros."


"Sou o tipo de pessoa que ao invés de ter um grupo bem grande de amigos, eu gosto de ter um grupo pequenos de amigos próximos," ele acrescenta. "Minhas amizades são profundas... Poder confiar no outro e dizer a ele o que você está sentindo em seu coração é muito importante."



Este nível de confiança que faz o TXT tão próximos. Eles passaram os últimos cinco anos juntos, inicialmente como trainees da Big Hit Music, onde eles desenvolveram suas habilidades técnicas como cantores, dançarinos e agora como ídolos. Eles moram juntos. Eles trabalham juntos. Fazem a maioria das coisas juntos. É uma simbiose perfeita de personalidades e temperamentos incompatíveis. Olhando para eles agora, eles se encaixam juntos de formas inesperadas. Os membros mais jovens Taehyun e Hueningkai são os mais falantes, ansiosos para falar sobre seu crescimento como artistas e o significado de sua música. Yeonjun aborda as questões mais abertas sobre seu sucesso até agora e suas ambições para o futuro, enquanto Beomgyu gosta de falar do MOA e de composição. Soobin, o gentil líder do grupo, fica mais feliz em sentar e assistir, adicionando seus sentimentos quando necessário.


"Nós realmente nos sentimentos mais maduros e que crescemos," Hueningkai diz. "Participar do processo de produção e de criação da nossa música nos permitiu entender mais profundamente a nós mesmos." Perto dele, Taehyun acrescenta, "É o nosso amor pela música que faz tudo possível."


Eles querem continuar a se desafiar musicalmente. "Nós fizemos diversos gêneros diferentes e iremos continuar a experimentar muitos tipos diferentes de música no futuro," Taehyun diz. "Não acho que sou capaz de dizer que 'este é o som do TOMORROW X TOGETHER' ou 'este é o gênero do TXT,' mas eventualmente poderemos reconhecer esse som através de todos os desafios e dizer, 'Este é o gênero do TOMORROW X TOGETHER'."


Os fãs podem dizer que o TXT já encontrou o seu som. É ousado e emotivo, expressando a completa magnitude de suas emoções tumultuosas. Eles nos encorajam a sentir tudo, não importa o quão perdido ou completo, e a nos prepararmos para o impacto. O mundo pode estar acabando, mas ao menos estamos juntos.




 



Entrevista original: Crystal Bell (PAPER Magazine)

TRAD ENG-PT/BR: Abby (TXT Brazil)

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo