Buscar
  • TXT BRAZIL

Como Yeonjun se tornou o It Boy da 4ª geração? [Weverse Magazine]



"It Boy da 4ª geração" é como o chamam: no dia 17 de fevereiro (horário da Coreia), o membro Yeonjun do TOMORROW X TOGETHER foi modelo pela marca ul:kin no desfile da New York Fashion Week e foi descrito pela mídia local e estrangeira como um "It Boy," um termo relativamente desconhecido. De acordo com o Google Trends, a frequência de usuários ao redor do mundo pesquisando por "it boy" e "it boy da 4ª geração" naquela semana cresceu três vezes mais em comparação à semana anterior. Como um termo de pesquisa relacionado ao "it boy," a frequência de pesquisa por "it boy da 4ª geração" disparou, e palavras como "K-pop" e "Yeonjun" foram contadas como tópicos "quentes" juntamente com o termo "it boy da 4ª geração." Assim, o "It Boy" era uma curiosa palavra-chave ao mesmo tempo que era necessário procurar por sua origem ou significado. "4th gen it boy" em inglês. Muitos MOAs me chamam assim ultimamente. Muito obrigado. Vocês me chamam assim porque acreditam e mim e acham que eu posso ser (um it boy)." Como mencionou Yeonjun em sua transmissão no V LIVE em 19 de junho do ano passado, a palavra chave apareceu no fandom internacional e se espalhou para fora do fandom com o crescimento e reconhecimento de Yeonjun.


Por ter sido usado principalmente nos círculos sociais no início do Século XX, o termo "It" tem sido usado principalmente na moda, literatura e cinema, pois representa uma tendência e é atraente o suficiente para que todos queiram te imitar.


Não leva muito para se lembrar daquelas que eram chamadas de "It Girl," representando tendências por época, desde a atriz Clara Bow até Eddie Sedgwick, Twiggy e Kate Moss na década de 20. Contudo, a aparição de um "It Boy" é rara nestes 100 anos de história. Como os principais consumidores do setor de moda eram mulheres, a palavra "it boy" era principalmente usada como um "novato promissor" ou "homem jovem que cativou os corações das pessoas mais velhas." Por exemplo, o ator da Broadway Joshua Colley, a introdução da mídia para o modelo Lucky Blue Smith, e o filme francês "20ans d'écart (20 Anos + Jovem)," que retrata o romance entre um homem de 19 anos e uma mulher de 30 anos, traduzido para o lançamento do filme inglês-americano "It Boy."


Contudo, o "It Boy da 4ª geração" dado ao Yeonjun tem um significado distinto como um ícone de estilo. "O ídolo de k-pop, Yeonjun, estava como um meio para estreitar a lacuna entre a arte e o público e promover a moda coreana e até mesmo a cultura coreana no mundo todo," disse Lee Seung-dong, CEO e designer geral da ul:kin, citando "a moda na esfera artística de ponta e o contato próximo dos ídolos com o público" como uma oportunidade de colaboração com Yeonjun. É por isso que Yeonjun foi selecionado como uma escolha estratégica para estreitar o distanciamento psicológico da moda sofisticada e apresentar a moda coreana como um agregado no mercado global. O designer Lee Seung-dong disse, "No ocidente, o unissex era baseado principalmente nas roupas masculinas, mas na Ásia, especialmente na Coreia, haviam muitas roupas masculinas baseadas em roupas femininas. Muitos ídolos masculinos usam roupas com duplas femininas, e ao mesmo tempo, eles possuem uma estrutura única que as mulheres compram, mesmo que sejam masculinas." Ele continuou, "Quando visitei Londres e Paris, ficaram tão interessados que me faziam muitas perguntas sobre isso. É um assunto muito interessante em nosso mundo da moda." Em resumo, ao contrário do "It Boy," que era amplamente usado no exterior, o "It Boy da 4ª geração" implica tanto nas características do gênero-fluído do K-pop quanto no status das mulheres comprando roupas masculinas enquanto vestiam roupas masculinas, mas femininas. Em outras palavras, o significado de "It Boy" foi agora estabelecido como uma descrição dos homens do K-pop no exterior.


O Urban Dictionary, uma dicionário social que arquiva palavras recém-inventadas, abreviações, e gírias adolescentes que são usadas mais nos EUA, permite que os usuários registrem seu vocabulário e seus significados, e seleciona diversos deles como uma TOP DEFINITION, que é exposta ao topo ao pesquisar a palavra. Neste Urban Dictionary, V, Jimin e Jungkook do BTS se revezam assumindo a "TOP DEFINITION" de "It Boy" e "Worlwide It Boy." Além do aumento do número de homens "decoradores" em moda e beleza, isso significa que as mulheres também querem imitar o estilo do "garoto." Eles valorizam também a "similaridade da maneira em como o BTS embeleza e direciona seu estilo," ao invés de "usar as mesmas roupas que o BTS usa." Carolina Malis, uma colunista e criadora de moda baseada em Nova Iorque, disse, "O BTS não veste uma roupa para diferenciação comercial, usam literalmente uma roupa para 'expressar a si mesmos'." Ela continua, "Não apenas os trajes de palco quando eles se apresentam, mas também a moda de aeroporto e roupas do dia a dia claramente revelam a mensagem que eles desejam transmitir, e essa moda inteira de 360º completa a aparência do artista."


O fato de que o estilo do BTS não está limitado à moda, mas também é evidente em conteúdos derivados como "Roupas Inspiradas no BTS" e "Como se Vestir Como o BTS." Conteúdos assim, facilmente encontrados no YouTube e TikTok, são sobre a criação de roupas baseadas no que foi inspirado pelo BTS, e é baseado em diferentes estilos mostrados por um membro por cada membro. A chave não está nos padrões uniformes mas na diversidade de expressar livremente seu "eu" de acordo com a individualidade. Eles se referem ao BTS, mas não necessariamente se limitam aos itens usados pelo BTS. Também usam roupas que revelam o formato do corpo, com o cabelo curto, e criam um caimento solto com o cabelo comprido na altura da cintura. Ambos, homens e mulheres, usam maquiagem baseada na maquiagem de Suga como um motivo, e baseados nas roupas de RM e Jin, eles formam um lookbook que pode ser usado na vida cotidiana. Sua diversidade não pode ser caracterizada como "garotas que querem se vestir como os girl groups e garotos que querem se vestir como os boy groups." Carolina disse, "Costumavam fazer comentários preconceituosos como "vestir-se como uma mulher ou "como um gay" quando descreviam os artistas de K-pop. Mas agora qualquer um pode se apresentar da maneira que quiser, usando maquiagem ou qualquer outra aparência, seja uma minoria sexual ou não, incluindo os homens." Não apenas YouTubers profissionais de moda ou o K-pop mas também usuários que compartilham suas vidas diárias, como vlogs e hobbies pessoais, independente da moda ou do K-pop, gostam de "se vestir como o BTS" independente do gênero, idade, comprimento do cabelo, e tipo de corpo. Eles usam o estilo do BTS e a mensagem de suas vidas.


"V talvez seja o mais bem vestido," a Vogue disse no tapete vermelho da Billboard Music Awards de 2017, "Ele fez uma tentativa ousada de combinar uma jaqueta listrada com uma camisa de bolinhas e calças largas sem dificuldade." No Fashion Face Awards apresentado pela I-MAGAZINE, um painel de 350 trabalhadores da moda de mais de 30 países, incluindo a Grã-Bretanha e Hong Kong, selecionou V como o primeiro colocado em 2018 e o terceiro colocado em 2019-2020 na categoria masculina asiática. Carolina disse, citando o comeback trailer "Singularity" como um exemplo, "A assinatura de V pode ser vista no vídeo todo, incluindo nas roupas, artes e adereços que são os trajes de palco coloridos e podem ser facilmente usadas como roupas diárias, e a estética que se harmoniza naturalmente com o vídeo todo. O estilo de V tem uma combinação de chique e luxuoso, muitas vezes percebido como "feminino" e "masculino," mas não é forçado nem rejeitado. Porque V enxerga tudo com estilo, o próprio V se torna um estilo." O The Guardian apresenta o Cabelo Querubim (um cabelo enrolado como o de um bebê anjo) como um estilo de cabelo comprido que recentemente se tornou popular entre os homens, e escolheu V, junto com Troye Sivan e Justin Bieber como os representantes, "Se os corajosos ficam bons, o resto logo os seguirão. Nos últimos 20 anos, os homens disseram que queriam deixar seus cabelos crescerem enquanto estão em um cabeleireiro sem motivação, mas muitas coisas mudaram agora."



O interesse estrangeiro que reconheceu o "It Boy" no K-pop através do BTS o levou a chamar Yeonjun de "It Boy da 4ª geração." O "4th gen it Boy" foi encontrado primeiro no Google Trends no início de novembro de 2019, quando o TOMORROW X TOGETHER ganhou um aumento de exposição no YouTube com o videoclipe de "9와 4분의 3 승강장에서 너를 기다려 (Run Away)," e mais tarde, com os videoclipes e performances no palco de "세계가 불타버린 밤, 우린… (Can't You See Me?)," "동물원을 빠져나온 퓨마 (PUMA)," "5시 53분의 하늘에서 발견한 너와 나 (Blue Hour)" e "날씨를 잃어버렸어 (We Lost the Summer)," o interesse ficava cada vez maior. Na época do lançamento das concept photos do "minisode1: Blue Hour," Yeonjun ficou em 1º lugar nas tendências em tempo real do Twitter junto com o aumento da menção ao "4th gen It Boy." Estes são momentos quando a internet do exterior captaram o "It" de Yeonjun. "Não demorou muito para o 'crop top' ficar nas tendências globais do Twitter. O motivo? Porque a camisa branca de mangas compridas com o sorriso acabava logo acima do seu umbigo," disse a Teen Vogue, que descreveu sobre Yeonjun ter usado um crop top no concept photo do "minisode1: Blue Hour" do TOMORROW X TOGETHER, em novembro. O artigo analisou, "Para todos os 'it boys' do K-pop, um crop top é um tipo de rito de passagem," e "Apesar do papel rígido de gênero e da atmosfera social patriarcal, os artistas de K-pop estão abrindo um novo caminho para os jovens e gêneros-fluídos junto com homens como Lil Nas X e Harry Styles." Citando camisetas com mensagens não-binárias usadas por Yeonjun no SBS MediaNet "Fandom Tour," o meio de comunicação note-americano Hallyu "Korea Ministry" comentou, "Yeonjun roupe os papéis de gênero existentes e usa o que te serve melhor."

Em entrevista para a Allure Korea em março, quando perguntado qual seu era seu estilo favorito, Yeonjun disse, "Eu gosto de tudo. Na verdade, eu gosto das coisas um pouco demais." Para ele, a moda é a "forma como me expresso, sem me limitar a nada em grande escala." Yeonjun, para a Vogue Korea, perguntou retoricamente, "Quem decide que isso é uma roupa feminina ou masculina?," para ele, estes padrões estabelecidos por outros são irrelevantes. Não é "estranho" se deixar cair em uma categoria em particular, então não há o medo de falhar no processo de tentar de novo. Ele se tornou uma auto expressão de "si" em qualquer forma. Não colocar barreira e limitações significa 'um potencial para qualquer coisa.' Carolina disse, "O estilo de Yeonjun não é fixado em homens e mulheres, ou em neutralidade ou gênero. Ele apenas se move o quanto quer no espectro de 'o que ele quer fazer,' e tudo parece muito natural para ele." Além dos trajes de palco e moda de aeroporto, Yeonjun compartilhas 'selfies' tiradas diretamente em momentos do dia a dia como em salas de prática com fotos de toda a sua vestimenta da cabeça aos pés, tornando fácil para os fãs pesquisarem por cada produto e observarem a harmonia de diversos itens. Ao invés de ficar no alvo do olhar da câmera, ele 'mostra' como ele constrói seu 'eu do dia a dia' através do OOTD (Outfit Of The Day - Roupa do Dia, em tradução livre). É por isso que ele pode ser o "it Boy" da nova geração.

"Eu queria me vestir daquela forma. Era como eu queria me vestir naquele dia e ouvi que haveria uma gravação de vídeo. Pensei que uma atmosfera de Paris iria combinar com a música porque também continha sons instrumentais." disse Yeonjun em sua entrevista para a Vogue Korea em fevereiro, sobre porque ele vestiu um terno e uma boina sozinho no vídeo de prática da coreografia de "‘샴푸의 요정 (Fairy of Shampoo)." Ele oferece a atmosfera que quer com as roupas que quer vestir, e o público compartilha a atmosfera criada por Yeonjun, independente de sua localização, enquanto assistem o vídeo. Mesmo que ele não possa estar de verdade em Paris, dá pra sentir a atmosfera de Paris junto com ele. Para a geração atual, onde as aulas e encontros com amigos tem passado para a forma online devido a COVID-19, a troca mútua através das mídias sociais como o TikTok e o YouTube são outras saídas. Ao invés de adaptar a moda para ambientes físicos como lugares e estações, ele reflete na situação interna das emoções diárias e imagens que quer produzir em seu estilo. No videoclipe de "날씨를 잃어버렸어 (We Lost the Summer)" do TOMORROW X TOGETHER, Yeonjun cumprimenta outra pessoa além do celular usando uma jaqueta com estampa de leopardo, óculos escuros e um cachecol rosa dentro de casa. Você pode usar roupas confortáveis em casa, ou pintar seu cabelo com uma jaqueta chique. Independente de fazer exercícios ou não, você pode usar roupas esportivas, usar roupas de inverno no verão, ou usar roupas de verão no inverno. Em vez de seguir um espaço realista, Yeonjun cria seu próprio espaço virtual através da direção do estilo nas mídias sociais. O "fluído," que era considerado errante ou confuso para as gerações anteriores, se tornou um estilo quando alcançou o "It Boy da 4ª geração." Em outras palavras, "it boy" pode ser considerado isso. É representação que a geração pode escolher como moda, beleza, e até mesmo o estilo de vida compartilhado pela sua geração.






Matéria original: Lim Hyun-kyung (Weverse)

TRAD KOR-PT/BR: Abby (TXT Brazil)

38 visualizações0 comentário